-
Arquitetos: TEN Arquitectos
- Área: 12000 m²
-
Fotografias:Luis Gordoa
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Herman Miller, Acor, Krion, NewMat, Somfy, Spacesaver, Toto, Trox, VALVO, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício do Museo Amparo está localizado no centro histórico da cidade de Puebla. O museu está conformado por vários edifícios coloniais de grande valor histórico.
Atualmente, o museu conta com uma coleção permanente de 4800 peças pré-hispânicas, algumas entregadas a custódia pelo Instituto Nacional de Antropologia e História e outras de coleções privadas. Também há a coleção permanente de arte do reinado e uma outra de arte contemporânea com pinturas de artistas destacados como Javier Marín, Frida Kahlo, Diego Rivera, Vicente Rojo, Manuel Felguérez, e esculturas de Sebastián.
Para o projeto de remodelação e ampliação do edifício levou-se em conta diversos critérios, entre os quais se destacam:
Modernização arquitetônica dos espaços e de seu roteiro museográfico: planeja-se utilizar a nova proposta de desenho para modernizar a forma de exibir e navegar pelas diferentes coleções do museu. De modo que a intercomunicação seja conduzida entre elas mas, ao mesmo tempo, surjam de maneiras independentes e sejam desfrutadas, sem a intervenção de passagens por outras coleções para chegar à desejada.
Da mesma forma, se planeja uma nova forma de intercomunicação dos serviços do museu para separar os aspectos públicos dos privados e torná-lo mais eficiente.
Criar mais espaços de exposições temporais: o museu deseja se manter na vanguarda e numa renovação constante que apoie um dos objetivos mais importantes: o serviço social, educativo e cultural. Com a soma destes novos espaços, este propósito segue seu caminho.
Modernização dos sistemas de instalações eletromecânicas, mediáticas e estruturais: devido à historia do museu, sua idade, as diferentes intervenções, o uso contínuo que possui, seu valor histórico e o interesse do cliente em preservar este legado, é importante renovar, melhorar e determinar o estado atual dos diversos sistemas de instalações e, sobretudo, estruturais. Esta intervenção arquitetônica proposta, inclui a oportuna manutenção do edifício em sua totalidade.
Beneficiar ao usuário das vistas que existem na cobertura do edifício: criando terraços exteriores e jardins, o visitante será motivado a conhecer outro aspecto da cidade de Puebla, deslumbrando-se das magníficas vistas das diversas cúpulas, torres, igrejas e paisagem natural. Experiências que ainda não foram exploradas em nenhum lugar da cidade.